Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BURRO VELHO

BURRO VELHO

14
Abr23

Do lado do bem - Dalai Lama

BURRO VELHO

Screenshot_20230412-130127_Gallery.jpg

 

Depois de uma criança lhe pedir um abraço, Dalai Lama pede-lhe em troca um beijo na face, depois nos lábios e, por fim, pasme-se, que lhe chupe a língua depois de carinhosamente a mostrar ao menino.

Não importa muito conhecer quais são os comportamentos habituais da cultura tibetana nem se a comunidade tibetana não viu ali qualquer malícia, o gesto é reconhecidamente inapropriado e o próprio líder espiritual veio logo pedir desculpa e mostrar arrependimento, mas será que é algo assim tão grave que justifique a onda de indignação que suscitou no mundo ocidental?

Parece que há alguns relatos de abusos sexuais e de maus-tratos infantis passados dentro dos mosteiros tibetanos – a ser verdade esperamos todos que o budismo tibetano consiga fazer a expurga desse cancro, o que tão bem sabemos não ser fácil -, mas entendo que o nosso olhar não deve estar contaminado à luz dos escândalos de pedofilia na igreja católica.

Pode ser ingenuidade minha, não ponho as mãos no fogo pela sua castidade, mas inclino-me mais a ver este episódio como uma demonstração de afeto tosca e imponderada, aos meus olhos Dalai Lama continua a ser portador de uma mensagem de paz, continua a ser alguém do lado do Bem.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub